As Ouvidorias têm por finalidade estabelecer o elo entre o cidadão e a administração pública. Funciona como mediadoras de processos e demandas a fim de sanar os anseios da população frente aos problemas. Trata-se de um canal institucional por meio do qual as demandas mais gerais da população chegarão ao conhecimento da Administração Municipal. Compete a Ouvidoria deste município zelar pela legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência na condução dos processos, e neste sentido, garante a população 5 canais de atendimento direto, sendo eles:
-
Atendimento presencial: Rua Pereira Guimarães, 08, Centro, Mateus Leme. Horário de atendimento presencial: De 09:00 às 16:00
- Atendimento telefônico: Através do número ( 31 ) 99520-7988
-
Website através de link disponibilizado pelo portal oficial da Prefeitura Municipal de Mateus Leme: mateusleme.mg.gov.br
- E-mail: ouvidoria@mateusleme.mg.gov.br
- Whatsapp: Através do número ( 31 ) 99520-7988
A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta, encaminha as áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a manifestação. Qualquer pessoa física ou jurídica pode manifestar conforme seus interesses através dos tipos de manifestações que seguem:
-
Sugestão: apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços públicos prestados por órgãos e entidades da administração;
-
Denúncia: ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito, cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuradores competentes;
-
Elogios: demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre o serviço público oferecido ou atendimento recebido;
-
Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a prestação de serviço público e à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização deste serviço;
Solicitação: pedido para adoção de providências ou informação em geral acerca das entidades da administração pública;
-
E-sic: Solicitação de acesso às informações públicas.
É possível registrar manifestação de forma anônima. No entanto, a identificação é importante para que você receba uma resposta. Por força da Lei nº 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação) e Lei 13.460/2017 (código de defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos), os órgãos e entidades públicas devem proteger suas informações pessoais. O prazo para resposta é de 30 (trinta) dias prorrogável por mais 30 (trinta) dias, mediante justificativa.
Ouvidor Geral do Município: Franklin Lopes Fontes
Cadastrar Manifestação na Ouvidoria
A implantação da nova Ouvidoria Municipal garante agilidade, praticidade e segurança da informação ao gerenciar os registros de ouvidoria que os cidadãos necessitam. Através do sistema, o cidadão consegue interagir facilmente com os setores da Prefeitura, onde tudo o que for registrado será respondido.
A nova Ouvidoria da Prefeitura de Mateus Leme contará com 5 canais de atendimento para receber solicitação de informações públicas ou para informação em geral e adoção de providencias, uma denúncia ou uma reclamação, fazer uma sugestão quanto a prestação do serviço ou até mesmo elogiar um atendimento ou serviço realizado.
Presencial
R. Pereira Guimarães, 08 Centro, Mateus Leme Das: 09:00 às 16:00
Telefônico
Através do número (31) 99520-7988
Através do número (31) 99520-7988