A Prefeitura de Mateus Leme, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, continua realizando, até o dia 31 de dezembro do corrente ano, o recadastramento dos usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) - um instrumento de coleta de dados e de identificação da população de baixa renda do país. O BPC é garantido para idosos e pessoas com deficiência por meio da Lei Orgânica da Assistência Social. Para ter direito ao benefício, a renda familiar não deve ultrapassar ¼ do salário mínimo por pessoa e o beneficiário não pode ser pensionista ou aposentado.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Rose Palhares, por meio do Cadastro Único, é possível ter acesso a vários programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Água, Minha Casa Minha Vida, cursos do Pronatec, isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, entre outros. “Com a extensão do prazo, mais pessoas podem ser alcançadas pelo benefício”. Ainda segundo Palhares, “estamos comunicando aos usuários do Benefício de Prestação Continuada para que compareçam à secretaria e façam a inclusão no CadÚnico. Também estamos mobilizando as pessoas por meio de três entrevistadores, que estão fazendo a busca dessas pessoas. Nossa expectativa é cadastrar 100% dos inclusos do BPC. Até agora conseguimos cadastrar 165 pessoas, das 212 que recebem o benefício; ou seja, um percentual de 77,83%.

Para fazer a inclusão no CadÚnico é preciso que os beneficiários do BPC compareçam à Secretaria de Assistência Social (av. Getúlio Vargas, 79 – sl. 102 – Centro), portando documentos pessoais e de toda a família. Adultos devem levar documento de identidade; CPF; título de eleitor; carteira de trabalho; certidão de nascimento ou casamento e conta de luz, além de extrato bancário comprovando o recebimento do benefício. Já no caso das crianças e dos adolescentes, os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento ou documento de identidade dos mesmos.

O telefone para contato com a secretaria é (31) 3535-3942

Serviço

Cadastramento dos Beneficiários de Prestação Continuada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal

Data: até 31 de dezembro