Feira Mineira da Iniciação Científica (Femic) é o marco do título conferido ao município

 

        A cidade de Mateus Leme possui um histórico opulento de participações e conquistas em Feiras de Ciências Estaduais, Nacionais e Internacionais. Na última década, a cidade foi representada por 22 projetos em Feiras Estaduais (UFMG Jovem e FECETE), 7 projetos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da FEBRACE, 6 Projetos na Mostra Técnica da Fundação Liberato MOSTRATEC-RS, três projetos da Feira Espaço Ciência, em Pernambuco; um projeto na Exposição de Ciência e Tecnologia da Cidade de Encarnacion – Paraguai; além de ter o brilhante destaque de ser o único município brasileiro, que teve por três anos consecutivos (2012, 2013 e 2014) projetos de escola pública na maior Feira de Ciências do Mundo a INTEL-ISEF (International Science and Engineering Fair) sediada nos Estados Unidos, os quais renderam premiações. E, por fim, 5 publicações científicas. Tais resultados demostram o quão desenvolvido é o processo de iniciação científica e tecnológica na cidade.

Diante de tais conquistas, será realizada, nos dias 16 a 18 de agosto, a 1ª Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), que engajará e direcionará ainda mais os jovens pesquisadores às feiras externas nacionais e para as carreiras científico-tecnológicas; sendo, portanto, um movimento pedagógico independente e multidisciplinar de incentivo à ciência e tecnologia no ambiente das escolas públicas e privadas de Minas Gerais, com almejo à participação nacional, focando na promoção e no estímulo de jovens pesquisadores da educação básica para o direcionamento de projeto de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento, por isso multidisciplinar. 

A FEMIC de 2017 possui abrangência nacional, sendo resguardados 50% dos projetos para as escolas de Mateus Leme. O público alvo são professores orientadores e estudantes de escolas públicas e privadas, de todas as modalidades de ensino, matriculados no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e no Ensino Médio (FEMIC Júnior e Jovem), além de jovens pesquisadores até 21 anos de idade, desde que não universitários e organizados em associações, clubes e fundações com características educacionais. Abrange também a modalidade universitária (FEMIC Universitária), envolvendo pesquisas e práticas pedagógicas de ensino e extensão de estudantes e professores do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FaE) e de outras unidades da Universidade do Estado de Minas Gerias (UEMG) interessadas.

A FEMIC prevê a participação direta de, no mínimo, 300 estudantes - autores de projetos de iniciação científica, juntamente com seus 80 professores, orientadores e coorientadores, com até 80 projetos de iniciação científica e/ou tecnológica. Além disso, prevê a participação indireta de, no mínimo, 7000 estudantes de educação básica visitantes, além de suas famílias, cidadãos interessados e estudantes de graduação da UEMG.

O evento ocorrerá na pousada Morada do Rei – rua Evaristo de Martins, 98 – bairro Central.

 

Serviço:

16.8 - a partir das 8h às 17h – Cerimônia de abertura e exposição e avaliação dos projetos, palestras, oficinas, minicursos e apresentações artísticas e culturais.

17.8 – a partir das 8h às 17h - exposição e avaliação dos projetos, palestras, oficinas, minicursos e apresentações artísticas e culturais.

        - a partir das 17h - cerimônia de encerramento e desmontagem dos projetos.

18.8 – das 13h às 17h - cerimônia de premiação