Pelo menos 500 pessoas são esperadas para celebrar a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário neste fim de semana. Para a homenagem à santa, o sincretismo religioso vai colorir as ruas do distrito de Azurita. A Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário participará das cerimônias, juntamente com outras guardas, que são uma marca da cultura mineira nessas festas.


A celebração começou nesse sábado (29) e vai até o próximo domingo (6). O festejo é um dos mais tradicionais entre os congadeiros da região.


Nesta sexta-feira (4), a festa começa a partir das 17h, com a chegada da bandeira de São Benedito. Às 17h30, é a vez da Guarda de Moçambique buscar a bandeira de Nossa Senhora do Rosário.

Haverá barraquinhas todos os dias de festa.

PROGRAMAÇÃO

Sexta (4). Chegada da bandeira de São Benedito, às 17h, da residência do sr. José Antônio de Souza – rua Brasilina de Souza, 94 – bairro Antônio de Souza – Azurita. Em seguida, às 17h30, a Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário irá buscar a bandeira de Santa Efigênia na residência do Sr. Luiz Carlos, na rua Brasilina de Souza, 92 – bairro Antônio de Souza. Em seguida, haverá reza do terço e hasteamento das bandeiras na igreja N. Sra. do Rosário.


Sábado (5). A Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário irá buscar a bandeira de Nossa Senhora Aparecida na residência do sr. Claudiomiro Santos, na rua N. Sra. Do Rosário, 455 – bairro N. Sra. Do Rosário. Às 18h, a Guarda de Moçambique irá buscar a bandeira de N. Sra. Do Rosário, na residência do sr. Clécio Tadeu da Fonseca, na rua Elias Salomão, 218 – Centro de Azurita. Já, ás 19h, missa na matriz de São Sebastião com a presença da Guarda de Moçambique e festeiros. Após a missa, hasteamento das bandeiras na igreja N.Sra. do Rosário.


Domingo (6). A partir das 5h, alvorada com a Guarda e reza do terço no Cruzeiro; às 8h, recepção das guardas visitantes e café na sede social de Azurita; às 10h, missa conga na igreja N. Sra. do Rosário; 11h30, almoço festivo; 13h, cumprimento de promessas; 15h30, saída das guardas para buscar as imagens de N. Sra. Do Rosário, São benedito e Santa Efigênia; 16h, saída das guardas da casa dos festeiros Amilton e Castorina, na rua Minas Gerais, 12 – bairro Nossa Senhora das Graças, em Azurita.