A Prefeitura de Mateus Leme realizou nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, capacitação dos profissionais da secretaria sobre saúde do trabalhador.

Na palestra, o tema abordado foi a "implementação das notificações de saúde do trabalhador e trabalhadora no município de Mateus Leme" aos profissionais do SUS Mateus Leme, ministrada pelas referências Cibele Cristina da Silva e Ludmila Oliveira, do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) de Betim.

O objetivo do encontro foi alcançar e atender as diretrizes do Ministério da Saúde, além de fazer a vigilância em saúde do trabalhador e trabalhadora.

No primeiro módulo, cuja palestra foi realizada na primeira quinzena do mês, pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast) e pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte - SRS/BH, o tema abordado pela referência técnica em saúde do trabalhador do município, Rosimar Lobato Morato, foi "a importância da notificação compulsória em saúde do trabalhador", com base em estratégias no controle social para atuação nessa área.

O terceiro e último módulo da capacitação, que encerrará o ciclo, será realizado no dia 30 de agosto pelo médico de trabalho do Cerest, cujo objetivo será reciclar e capacitar os novos profissionais - médicos e enfermeiros.