Noticias

Os mateuslemenses que desejam pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2017 podem fazê-lo até a próxima terça-feira (10 de outubro).

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Fazenda, os carnês do imposto foram postados e encaminhados aos contribuintes no início de setembro. Porém, quem não o recebeu, e quer quitar a dívida, pode retirar a guia no endereço eletrônico www.mateusleme.mg.gov.br, ou no Setor de Tributos, situado na rua Pereira Guimarães, 08, Centro.

Os valores constantes nas tabelas utilizadas para o lançamento do imposto foram atualizados de acordo com o acumulado da inflação de 2016, e podem ser pagos através de cota única, até o dia 10 de outubro.

Já quem pretende parcelar o valor total, também poderá dividi-lo em até três parcelas iguais, mensais e sucessivas, com acréscimo de 1% para valores superiores a R$ 150, sendo que a primeira parcela, para que não incida multa, deverá ser quitada até o próximo dia 10. As demais vencerão no dia 10 dos meses subsequentes.

O contribuinte que não quitar a cota única ou a primeira parcela até o dia estipulado, incorrerá em multa de 20% do valor vencido, além de juros acumulados de 1% ao mês.

A Prefeitura de Mateus Leme realiza oficinas terapêuticas aos 15 usuários da Saúde Mental, uma vez por semana – nas quintas-feiras, de 9h às 11h. A iniciativa é ministrada pela enfermeira e coordenadora da unidade, além de uma psicóloga.

No espaço, os usuários têm a oportunidade de trabalhar com a terra, por meio de horta e cultivo de plantas ornamentais.

O objetivo da atividade é fortalecer os laços afetivos e a prática do trabalho em conjunto. Além disso, a oficina contribui para auxiliar na interação com as demais pessoas do convívio diário, como os familiares e a comunidade em geral onde o usuário está inserido. Também faz parte da prática, a promoção da paciência e do cuidado com os seres vivos.

Para a coordenadora da Saúde Mental, Carla Alessandra, as oficinas são essenciais para a autonomia do usuário, além de estimular a inclusão social e a reabilitação psicossocial. "As oficinas são instrumentos que, na sua plenitude, acolhem a crise, amenizando seus efeitos e colaborando significativamente com a construção de um projeto terapêutico singular”.

Ainda, segundo Alessandra, a oficina faz com que “os usuários entendam as dificuldades de outros usuários e se ajudem mutuamente, além de possibilitar, não só atividades de ‘lobos’, mas que, no final, eles transfiram as novas possibilidades à vida cotidiana”, concluiu.

No mês voltado à conscientização do câncer de mama – Outubro Rosa, Mateus Leme irá receber a carreta da mamografia, que atenderá na cidade a partir do dia 23 de outubro ao dia 17 de novembro.

A carreta ficará estacionada na prefeitura (rua Pereira Guimarães, 08), das 7h às 17h30.

A meta é atender 830 mulheres - limite previamente estabelecido, da faixa etária de 50 a 69 anos.

Para que as mulheres sejam contempladas, agentes comunitários de saúde (ACSs) estão fazendo visitas domiciliares, visando captar essas mulheres para evitar a incidência do câncer de mama no município.

Se você se enquadra nessa faixa etária, agende a mamografia em sua unidade de saúde ou procure o seu agente de saúde.

Câncer de Mama

Mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%.

Mateus Leme irá receber o Cozinha Brasil - uma iniciativa do SESI, em parceria com a prefeitura municipal.

Marca consolidada em todo o Brasil na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da indústria a partir da alimentação saudável, o Cozinha Brasil consiste em cursos que ensinam o preparo de alimentos saborosos e nutritivos a baixo custo, sem desperdícios e respeitando as diferenças regionais e de estações.
O programa oferece palestras, material educativo e encontros coletivos com nutricionistas; e vivenciais, como oficinas e cursos de planejamento de cardápio.

Para participar dos cursos do Cozinha Brasil em Mateus Leme, faça sua inscrição no Sine Mateus Leme - rua Dalila Alves da Cunha (atrás da Pracinha da Criança). Os interessados de, no mínimo, 16 anos, deverão estar munidos de comprovante de endereço, Carteira de Identidade e CPF.

A iniciativa pretende alcançar 60 pessoas, sendo viabilizada na cidade nos dias 9 a 11 de outubro, das 8h30 às 11h30.

O curso será ministrado no galpão da prefeitura - bairro Nossa Senhora do Rosário.

Obra está orçada em R$ 3,5 mi

O prefeito Júlio Fares esteve, durante esta semana, em Brasília, quando pleiteou junto ao ministro da Educação, Mendonça Filho, a construção de uma escola de ensino fundamental para o Bairro Central, que tem aproximadamente quatro mil habitantes.

A benfeitoria consta de 12 salas de aula, além de toda a estrutura necessária a uma instituição de ensino de qualidade. Favoravelmente ao pedido, o ministro assinou ofício formalizando a solicitação, e se comprometeu também, verbalmente, com o chefe do Poder Executivo de Mateus Leme, na presença do chefe de Gabinete, Marcus Júnior, e do deputado federal, Domingos Sávio (PSDB) para a construção da escola.

A obra, que ainda não tem previsão para o início, está orçada em R$ 3,5 mi.