Noticias

Delegações do Rio Grande do Sul, Ceará, Alagoas, Pará e São Paulo representam seus estados

 

Cento e vinte e três projetos estão sendo apresentados na 1ª Feira Mineira de Iniciação Científica de Minas Gerais (Femic), que está sendo sediada em Mateus Leme, nos dias 16 a 18 de agosto. Entre os que mais chamam a atenção, estão a “Batata Milagrosa”, que pode diminuir tumores malignos; o ECOAPP –plataforma sustentável voltada para remediar problemas ambientais, como queimadas, desmatamento, entre outros. Por meio do aplicativo, as pessoas entram em contato com órgãos públicos e com demais atores para formar uma corrente em defesa do meio-ambiente. Há também a “Plataforma Educativa para Pessoas com Síndrome de Down”. Essa visa promover a socialização das pessoas que possuem a síndrome - já que ficam à margem da sociedade

Outro projeto que merece destaque é a “Festa das Solteironas”, que pretende incluir a mulher em ambientes onde as mesmas possuem uma aceitabilidade menor, sejam profissionalmente, intelectualmente, etc. Há também a “Prótese Canina em 3D”, usada quando há amputação ou imobilidade do animal, seja permanente ou temporária.

Ao todo, participam da Femic dez estados e 30 cidades mineiras, sendo engajados, no mínimo, 300 estudantes.

Os trabalhos premiados serão credenciados em feiras internacionais e nacionais, como as feiras Genius Olympic 2018, em New York; CIENTEC, no Peru; Exposición Cientifica y Tecnológica – Expocientec, Encarnación, Paraguay; 32ª MOSTRATEC -  Mostra Técnica da Fundação Liberato - Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

91%: esse foi o índice de aprovação do prefeito de Mateus Leme pelos munícipes

 

O Instituto Tiradentes realizou pesquisa, na qual ficou constatado que o prefeito Júlio Fares, do município de Mateus Leme, foi considerado o prefeito com maior aprovação na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com 91% de aprovação. A pesquisa foi realizada por telefone, durantes os dias 3 e 20 de julho.

Diante dessa pesquisa, o chefe do Poder Executiva de Mateus Leme foi convidado a receber a láurea que será entregue na sessão solene do 115º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais, que será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, no auditório do Automóvel Clube de Minas Gerais, em Belo Horizonte, quando também serão agraciados com a medalha "Alferes Tiradentes - Colar Ouro", o ex-prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda; o professor Adriano Gulisano; e o advogado Mauro Bomfim.
Para Júlio Fares essa “honraria só reforça a responsabilidade com que a atual administração tem desenvolvido seu trabalho, o qual nos foi confiado pela população - com seriedade, honestidade e lisura, tendo como peça principal o cidadão - por isso, tenho reforçado que a humanização é primordial para que nosso governo seja voltado a cada um de vocês, em todas as áreas”, afirmou. 

Feira Mineira da Iniciação Científica (Femic) é o marco do título conferido ao município

 

        A cidade de Mateus Leme possui um histórico opulento de participações e conquistas em Feiras de Ciências Estaduais, Nacionais e Internacionais. Na última década, a cidade foi representada por 22 projetos em Feiras Estaduais (UFMG Jovem e FECETE), 7 projetos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da FEBRACE, 6 Projetos na Mostra Técnica da Fundação Liberato MOSTRATEC-RS, três projetos da Feira Espaço Ciência, em Pernambuco; um projeto na Exposição de Ciência e Tecnologia da Cidade de Encarnacion – Paraguai; além de ter o brilhante destaque de ser o único município brasileiro, que teve por três anos consecutivos (2012, 2013 e 2014) projetos de escola pública na maior Feira de Ciências do Mundo a INTEL-ISEF (International Science and Engineering Fair) sediada nos Estados Unidos, os quais renderam premiações. E, por fim, 5 publicações científicas. Tais resultados demostram o quão desenvolvido é o processo de iniciação científica e tecnológica na cidade.

Diante de tais conquistas, será realizada, nos dias 16 a 18 de agosto, a 1ª Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), que engajará e direcionará ainda mais os jovens pesquisadores às feiras externas nacionais e para as carreiras científico-tecnológicas; sendo, portanto, um movimento pedagógico independente e multidisciplinar de incentivo à ciência e tecnologia no ambiente das escolas públicas e privadas de Minas Gerais, com almejo à participação nacional, focando na promoção e no estímulo de jovens pesquisadores da educação básica para o direcionamento de projeto de iniciação científica nas diferentes áreas do conhecimento, por isso multidisciplinar. 

A FEMIC de 2017 possui abrangência nacional, sendo resguardados 50% dos projetos para as escolas de Mateus Leme. O público alvo são professores orientadores e estudantes de escolas públicas e privadas, de todas as modalidades de ensino, matriculados no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e no Ensino Médio (FEMIC Júnior e Jovem), além de jovens pesquisadores até 21 anos de idade, desde que não universitários e organizados em associações, clubes e fundações com características educacionais. Abrange também a modalidade universitária (FEMIC Universitária), envolvendo pesquisas e práticas pedagógicas de ensino e extensão de estudantes e professores do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FaE) e de outras unidades da Universidade do Estado de Minas Gerias (UEMG) interessadas.

A FEMIC prevê a participação direta de, no mínimo, 300 estudantes - autores de projetos de iniciação científica, juntamente com seus 80 professores, orientadores e coorientadores, com até 80 projetos de iniciação científica e/ou tecnológica. Além disso, prevê a participação indireta de, no mínimo, 7000 estudantes de educação básica visitantes, além de suas famílias, cidadãos interessados e estudantes de graduação da UEMG.

O evento ocorrerá na pousada Morada do Rei – rua Evaristo de Martins, 98 – bairro Central.

 

Serviço:

16.8 - a partir das 8h às 17h – Cerimônia de abertura e exposição e avaliação dos projetos, palestras, oficinas, minicursos e apresentações artísticas e culturais.

17.8 – a partir das 8h às 17h - exposição e avaliação dos projetos, palestras, oficinas, minicursos e apresentações artísticas e culturais.

        - a partir das 17h - cerimônia de encerramento e desmontagem dos projetos.

18.8 – das 13h às 17h - cerimônia de premiação

Entre as 25 cidades escolhidas, apenas 4 são mineiras. Município ficou em 11º lugar em todo o território nacional

O município de Mateus Leme, por meio da Secretaria de Educação, foi o único da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a ser escolhido no concurso “Boas Práticas de Agricultura Familiar para Alimentação Escolar”, aberto em março deste ano pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O projeto foi apresentado pela servidora Simone Cristina Pasqui.

 

O objetivo do concurso foi diagnosticar quais os municípios no país alcançaram percentual mínimo de 30% em compra da agricultura familiar na alimentação escolar nos exercícios de 2013 a 2015 (informações no portal do FNDE); quais estiveram adimplentes com a prestação de contas do PNAE até o exercício de 2015; quais possuem Conselho de Alimentação Escolar (CAE) adimplente; e ainda quais possuem cadastro de nutricionista responsável técnico no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Os 25 vencedores, sendo a maioria do sul do país, enviaram documentação exigida no edital de convocação, respondendo e comprovando as informações.

 

No próximo dia 3 de outubro, as experiências exitosas selecionadas irão compor um Caderno intitulado “Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar: criatividade e inovação na aplicação da Lei nº 11.947/2009”, edição 2017, que será lançado em outubro.

 

Em Mateus Leme, a agricultura familiar atende aproximadamente 8 mil alunos matriculadas em 14 escolas (municipais e estaduais), 1 Umei, 1 creche, além da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município.

 

Cardápio Diversificado

Com a nova prática, os ingredientes adicionados à alimentação escolar são: saladas (berinjela com tomate), farofas (vagem e carne desfiada), caldos (caldo de mandioca com feijão), arroz temperado (arroz com brócolis), sopas e ensopados (sopa de inhame, cenoura e chuchu) e refogados (quiabo com frango).

 

Distribuição e comércio com outros municípios

Os próprios agricultores com ajuda da Emater-MG fretam caminhão que fazem o transporte da mercadoria, cujo valor considerado na formação do preço não ultrapassa o valor médio pago no mercado local, devido a não existência de atravessadores.

Em 2012, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade de Ouro Preto (CECANE-UFOP) estimulou a criação de uma cooperativa para que houvesse formalização e maior organização por parte dos agricultores. A cooperativa foi formada em 2013, o que permitiu que fossem expandidas as vendas para outros municípios como Lagoa Santa, Vespasiano, Matozinhos, Belo Horizonte e Betim.

Após criada a cooperativa, também foi firmada parceria com a “Laticínios Betim” que passou a pasteurizar o leite proveniente dos pequenos produtores e a Secretaria de Educação passou a adquirir leite tipo C. Feijão também foi incluído na lista de produtos disponíveis.

 

Em Mateus Leme/MG, os valores empregados com agricultura familiar crescem a cada ano. Em 2016, esse valor foi de R$ 173.451,50, o que representou cerca de 79% dos valores repassados pelo FNDE, muito diferente dos R$ 5.487,49 gastos no primeiro ano. Com essa conquista, todo o município saiu vitorioso. Tem-se mais renda no campo e mais saúde nas escolas.

A partir da próxima semana - de 14 a 26 de agosto, em todo o município, será realizada vacinação antirrábica em cães e gatos. Fique atento aos dias em que a vacinação será realizada no seu bairro, e leve seu bichinho de estimação. Esse é um gesto de carinho e de cuidado com o seu melhor amigo.

A cidade recebeu, na tarde desta segunda-feira (7), o atleta Emanuel Rodrigues Costa, campeão estadual de bocha do Programa Minas Esportiva/Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG, na modalidade individual / paralímpicas. Cientes da importância dessa conquista, o prefeito municipal, Júlio Fares, e o vice, Roberto Rodrigues, receberam Manu - como é carinhosamente conhecido pelos amigos, e o homenagearam com uma menção honrosa. Emanuel, que é aluno e atleta da escola estadual Domingos Justino Ribeiro, foi recepcionado pelos munícipes que aplaudiram sua passagem pelas principais ruas e avenidas da cidade. 
Emanuel, Mateus Leme se orgulha de você!