Nos anos 70 algumas indústrias instalaram-se na cidade, incrementando a economia local, então resumida no pequeno comércio e na agropecuária de subsistência. A mineração tinha também seu espaço, porém, não possuía a importância econômica que caracterizava cidades como Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete.

O principal impulso econômico à localidade foi a Instalação da Cervejaria Brahma, no ano de 1972, no então distrito de Juatuba. A empresa chegou a representar mais de 90% da arrecadação de ICMS do município e um crescimento enorme de serviços terceirizados na região. Outro setor de destaque no Município, principalmente nos anos 80 e 90 foi a de produção de hortifrutigranjeiros, com destaque para a produção realizada no Distrito de Serra Azul.

Após a emancipação do distrito de Juatuba, no ano de 1992, foi gerada uma grande preocupação em torno da situação econômica de Mateus Leme, pois sem a Cervejaria, o município perderia consideravelmente sua arrecadação. Porém, com programas de incentivo ao setor industrial, outras grandes empresas instalaram-se na cidade, encontrando na mesma um local de fácil acesso à todas as macro regiões de Minas Gerais, com um povo trabalhador e com grande comprometimento.

Quanto ao ramo de atividade, percebe-se que as novas indústrias estão, em sua maioria, voltadas ao ramo de autopeças, principalmente após a instalação da Fiat Automóveis na cidade de Betim e sua exigência de entrega de componentes sob a modalidade denominada just in time. Desta forma, Mateus Leme transformou-se em um local estratégico para implantação destes fornecedores.

Nos últimos anos, especialmente a partir do ano 2010, novas ações de atuação no setor de trabalho, emprego e renda vem apontando Mateus Leme como destaque estadual no seu trabalho junto ao desenvolvimento comercial e industrial em Minas Gerais, importância esta dada com a instalação de empresas com ramo de atividades diversificadas, além do trabalho junto a qualificação da mão de obra local e maior acesso a serviços, tanto para o empresariado quanto para a população da cidade. Várias áreas e localidades diversas do Município estão recebendo equipamentos industriais e comerciais, aumentando assim a oferta de trabalho e emprego em toda região.

Por este trabalho, Mateus Leme é apontado como modelo de gestão no trabalho junto a classe empreendedora, impactando, cada vez mais, com ações pioneiras e de grande resultado positivo no seu desenvolvimento comercial e industrial.